17 de julho de 2010

Artesanato do bem

Na Mega Artesanal, pude conhecer o trabalho do projeto Daspre, desenvolvido pela FUNAP (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), órgão vinculado à Secretaria do Estado da Administração Penitenciária.




Este é um projeto bem interessante, pois, por meio do artesanato, as mulheres detentas tem a chance de aprender um novo ofício e, o que é mais importante, trabalhar a mente produtivamente. Cada uma das participantes recebe ¾ de um salário mínimo e, para cada 3 dias trabalhados, um dia da sentença é diminuído.



Mais do que a redução da pena, estas detentas tem a oportunidade de se redimir, encontrando no artesanato uma fonte de renda e de um futuro melhor quando saírem da prisão.



As peças são vendidas na loja Do lado de lá, que fica na Rua Dr. Vila Nova, em frente ao SESC da Consolação, também na capital paulista.


3 comentários:

  1. Olá Gisele, tudo bem...acabei de chegar de SP....e claro que vi seu blog na revista.. e com certeza , aqui estou eu fazendo uma visita...adoreiiiiiiiiii. Bj Patti

    ResponderExcluir
  2. Oi Aurinha...
    Pois é, esta pauta nos faz pensar em muita coisa e prova que o artesanato é capaz de mais coisa do que a gente imagina... Boa parte das detentas, depois de cumprir pena, continuam a se dedicar ao artesanato, tendo ele como um emprego de verdade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Patti!
    Obrigada pela visita, apareça sempre!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir